Tipos de torres de resfriamento

Existem 3 tipos de Torres de Resfriamento, são elas:

  • Tiragem Natural
  • Torres de resfriamento de Tiragem Mecânica
  • Tiragem Forçada ou Insuflamento

Tiragem Natural

Torres de resfriamento de tiragem natural dependem de forças naturais para mover o ar através da seção de resfriamento. Elas são muito raras no Brasil por conta do alto investimento inicial, sendo mais comuns nos Estados Unidos e Alemanha. Elas podem ser subdivididas em três tipos básicos:

Atmosférico

Torres são relativamente simples, consistindo em pouco mais do que um invólucro com venezianas contendo um sistema de pulverização de água. O ar entra pela longa parede com venezianas, passa horizontalmente sobre o preenchimento e sai pela parede oposta com persianas. A longa parede com persianas é exposta aos ventos predominantes para o máximo fluxo de ar.
A torre de resfriamento é relativamente estreita na direção do fluxo de ar, de modo que o fluxo de ar é curto com baixa resistência. O uso de torres de resfriamento atmosférico diminuiu devido aos altos custos iniciais da estrutura e dos sistemas de bombeamento, dependência da velocidade e direção do vento, dificuldade em controlar a temperatura da água e a necessidade de grandes locais abertos. A torre de resfriamento atmosférico foi o projeto mais caro usado, mas é menos construído de todos hoje.

Hiperbólico
Este tipo de torre de resfriamento utiliza um sistema de tiragem natural: o fluxo de ar através da torre de resfriamento é produzido pelas diferenças de densidade do ar.
As torres de resfriamento hiperbólicas funcionam como uma chaminé, com fluxo de ar induzido por convecção, resultado de diferenças na densidade do ar.À medida que o ar mais quente e carregado de umidade sai do topo das torres de resfriamento, o ar mais frio e seco entra na parte inferior.A altura da torre de resfriamento pode ser superior a 200m e tem a forma de uma chaminé que consiste principalmente de espaços vazios.

O fundo 10m ou mais acima da entrada de ar contém material de enchimento sobre o qual a água quente é distribuída.
A maior parte da estrutura. uma casca oca, é feita de concreto armado. A base da torre de resfriamento é principalmente um espaço aberto contendo pernas de suporte pelas quais o ar de resfriamento entra. As torres de resfriamento hiperbólicas operam com mais eficiência durante condições climáticas de baixa temperatura de bulbo úmido e alta umidade relativa. Por causa disso, muitas das torres de resfriamento natural na Europa e nos Estados Unidos foram construídas em climas mais ao norte, onde a carga máxima da planta ocorre nos meses de inverno
No entanto, as torres de resfriamento de tiragem natural foram projetadas e operadas com sucesso em climas de temperatura mais alta e são comuns hoje, mesmo no sudeste dos Estados Unidos.
Uma vantagem significativa da torre de resfriamento hiperbólica é que ela requer muito menos área de terra do que uma unidade de tração mecânica de capacidade comparável. A recirculação de ar quente também é evitada devido à altura da torre de resfriamento hiperbólica. A principal limitação desse tipo de torre de resfriamento é o alto custo inicial, que é compensado até certo ponto com a economia de energia do ventilador, operação e manutenção ao longo da vida útil da torre de resfriamento. As torres de resfriamento de tiragem natural são particularmente adequadas para aplicações de grande capacidade de água. Eles foram construídos para taxas de fluxo de água superiores a 32.000m³/h e estruturas de 150m de altura e 100m de diâmetro.

Ventilação Natural Assistida

Ventilação Natural Assistida – Este tipo de torre de resfriamento incorpora ventiladores muito grandes que são adicionados às torres de resfriamento hiperbólicas para auxiliar no desempenho.
Eles podem ser dispostos para contrafluxo de tiragem forçada, contracorrente de tiragem induzida ou fluxo cruzado de tiragem induzida.

Podem ter um ou mais ventiladores por unidade. São projetados para operar por tiragem natural na maioria das condições atmosféricas, com auxílio dos ventiladores quando necessário. As torres de resfriamento assistidas por ventilador são geralmente menores em tamanho para a mesma tarefa do que as torres de resfriamento de tiragem natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?