Série LP
São as menores torres de resfriamento da Torretelli com vazões de operação entre 1,7m³/h e 67,5m³/h, todas as torres da Série LP podem ser embarcadas montadas, reduzindo o custo do envio de montadores em campo. Como possuem ventiladores na lateral a durabilidade dos motores é sensivelmente superior já que se encontram fora do fluxo de vapor.
Série INS
São torres de resfriamento ligeiramente maiores do que a série LP, a vazão de operação está em entre 20m³/h e 180m³/h. Assim como a série LP as torres INS podem ser despachadas montadas ou semi-montadas. Podem possuir um ou dois ventiladores por célula.
Série NTF
São torres de média capacidade de tiragem forçada, sua concepção modular faz com que a Série NTF consiga atingir capacidades ilimitadas, com os motores na lateral é possível constituir baterias de torres de resfriamento que podem ser expandidas de acordo com a necessidade de cada projeto. A vazão da série NTF está compreendida entre 56m³/h e 405m³/h.
Tiragem Induzida ou Aspiração – Os ventiladores nas torres de resfriamento de tiragem induzida estão localizados no topo da torre de resfriamento. O ar é puxado para cima através do enchimento e da água; esse arranjo é chamado de calado induzido. Essas torres de resfriamento são geralmente classificadas de acordo com a direção do movimento do ar e da água.
Tiragem induzida em contracorrente – O fluxo de ar e água está em direções opostas. A água cai por gravidade através do enchimento e o ar flui verticalmente para cima através do enchimento e da água. Este arranjo coloca a água mais fria no fundo do preenchimento em contato com o ar que entra, que está com a TBU mais baixa. A Torretelli possui 3 linhas de produtos de torres de resfriamento por tiragem induzida em contracorrente, dentre elas Série AMT, Série ASP e Série M.
Série AMT
São torres de resfriamento modulares em sistemas de pequenas até médias capacidades, seu sistema modular permite atingir capacidades de 18,2m³/h até 390m³/h por unidade. As torres da série AMT podem possuir de 1 até 5 módulos com área que variam de 2,6m² até 13m² por unidade.
A principal vantagem é a utilização de motores de transmissão direta que não necessitam de redutores de velocidade ou polias e correias tornando o projeto mais robusto e confiável.
Série ASP
As torres de resfriamento da série ASP são do tipo Induzida em contracorrente, conhecidas popularmente como Aspiração. A série de torres de resfriamento ASP da Torretelli é composta por 13 modelos escalonados que variam entre si seus tamanhos e consequentemente suas capacidades de dissipação de calor.
O menor modelo da série é o 211 com área interna de aproximadamente 3,6m², essa torre pode atender vazões desde 25m³/h até 108m³/h dependendo das condições de operação de cada aplicação.
Série M
As torres de resfriamento da série M são as maiores torres de resfriamento fabricadas pela Torretelli, todos os modelos dessa série são montados em campo, que por conta do tamanho só podem ser transportados desmontados. A série M se destacada no mercado pelo seu Fan Deck plano onde é possível transitar e efetuar inspeções e manutenções no conjunto mecânico com maior segurança.
As torres de resfriamento da série M possuem vazões unitárias desde 300m³/h até 6.750m³/h. Permite a operação em módulos formando grande baterias com capacidade ilimitada o que a torna perfeita para grandes aplicações como termelétricas, refinarias e usinas de açúcar e álcool.
Torres para Demandas Específicas A Torretelli desenvolve e constrói projetos de tiragem cruzada sob demanda para aplicações super especiais como o XF282 das imagens
Saiba Mais…